Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 02 de julho de 2021

Professor Sérgio Bampi participa de mesa de debates representando a ADUFRGS na quinta, 8, às 14h

paulo-freire

Nos dias 8 e 9 de julho o PROIFES-Federação realiza a primeira Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação, de maneira remota, e com transmissão na página de Facebook e no canal do Youtube do PROIFES. Pesquisa, Universidade e Luta Sindical em tempos de negacionismo são os temas da conferência. A abertura acontece às 8h30min do dia 8, com duas mesas, uma às 10h e outra às 14h. O professor Sérgio Bampi participa da segunda mesa, representando a ADUFRGS-Sindical no debate “Pesquisa e Universidade no cenário de pandemia e outras crises globais: o problema da fuga de cérebros no Brasil”.

conferencia_nacional_ciencia_tecnologia

O presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, lembrou que o momento é de “redefinição do Estado” e que “ciência é soberania”. Conforme Brandão, o momento deve ser de união entre cientistas, pesquisadores, bolsistas e entidades de financiamento da pesquisa “para reverter este quadro de corrosão do ensino da pesquisa e da extensão nas universidades públicas brasileiras”.

conferencia_nacional_ciencia_tecnologia_abertura

A conferência terá duas mesas de debates por dia. Após a abertura, no dia 8, às 8h30, a primeira mesa, às 10h, aborda o tema “Do Laboratório à Luta Política: A construção de Uma Frente de Defesa da Ciência Nacional”. 

conferencia_nacional_ciencia_tecnologia_mesa1

Às 14h tem início a mesa “Pesquisa e Universidade no cenário de pandemia e outras crises globais: o problema da fuga de cérebros no Brasil”, com palestra do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Edward Madureira Brasil, e os debatedores Gil Vicente Reis, diretor de relações internacionais do PROIFES-Federação, Bárbara Coelho, da APUB-Sindicato, e Sérgio Bampi, da ADUFRGS-Sindical, com mediação de Ênio Pontes, diretor de ciência e tecnologia do PROIFES-Federação. 

conferencia_nacional_ciencia_tecnologia_mesa2

O segundo dia de evento, 9 de julho, sexta-feira, começa às 10h a mesa “Desafios para o financiamento da pesquisa no país: FNDCT e a Questão Orçamentária”. 

conferencia_nacional_ciencia_tecnologia_mesa3

A conferência encerra com a mesa das 14h, com o tema “Ciência, Humanismo e Saúde Pública no contexto da pandemia – impactos e desafios sociais da crise”. A mesa será mediada pelo professor Darci Campani, vice-presidente da ADUFRGS.

WhatsApp Image 2021-07-09 at 09.40.20

Confira mais informações sobre a programação no site do PROIFES.

 

conferencia_nacional_ciencia_tecnologia_programacao(1)